sexta-feira, 16 de abril de 2010

Atribuições dos Profissionais de salas de Recursos

De acordo com o novo plano orientador das ações de Educação Especial - Fazendo a Diferença - lançado em Abril de 2010 as atribuições dos profissionais de salas de recursos são:
  • Atuar com docente nas atividades de complementação ou de suplementação curricular específica;
  • Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagogicas que favoreçam o acesso do estudante com deficiência, TGD ou altas habilidades/superdotação ao currículo e a sua interação no grupo;
  • Promover condições de inclusão desses estudantes em todas as atividades da instituição educacional,
  • Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;
  • Informar à comunidade escolar acerca da legislação e das normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional;
  • Participar do processo de identificação e de avaliação pedagógica das necessidades especiais e tomadas de decisões quanto ao apoio especializado necessário ao estudante;
  • Preparar material específico para o uso dos estudantes na sala comum e na sala de recursos;
  • Orientar a elaboração de material didático-pedagógico que possa ser utilizados pelos estudantes nas classes comuns do ensino regular;
  • Indicar e orientar o uso de equipamentos e de materiais específicos, bem como de outros recursos existentes na família e na comunidade e articular, com gestores e com professores, para que a proposta pedagógica da instituição educacional seja organizada coletivamente em prol de uma educação inclusiva;
  • Responsabilizar-se junto aos docentes pela garantia da realização das adequações curriculares necessárias ao processo educacional do estudante com necessidade educacional especial;
  • Realizar atividades que estimulem  o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, dentre outros;
  • Fortalecer a autonomia dos estudantes a fim de levá-los a ter condições de decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações;
  • Propiciar a interação dos estudantes em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação;
  • Preparar materiais e atividades especificas para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes;
  • Orientar o professor da classe comum sobre estratégias que favoreçam a autonomia e o envolvimento do estudante em todas as atividades propostas ao grupo;
  • Promover a inserção dos recursos tecnológicos de informação e de comunicação no espaço da sala de aula;
  • Realizar adequações de material didático pedagógico para atender as necessidades dos estudantes;
  • Reconhecer os pontos fortes e de maior interesse e as dificuldades do estudante; e
  • Ofertar suporte pedagógico aos estudantes, facilitando-lhes o acesso aos conteúdos desenvolvidos em classe comum e turmas de integração inversa. 

2 comentários:

  1. Olá estou começando a escrever o meu TCC e escolhi o tema sala de recursos,com a problemática de saber o porque há salas de recursos em algumas escolas e não estão funcionando devido afalta de profissionais.Sevc tiver alguma sugestão e poder me mandar meu e-mail é rosilenemgm@gmail.com, desde já agradeço muito.

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  2. Todas as escolas Públicas tem direito a sala.É necessário fazer a solicitação de acordo com demanda de alunos deficientes.

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